Com nova plataforma on line, PSB pretende ampliar o debate e a comunicação com filiados e militantes

PSB – 21/01/2017

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, inaugurou na noite de sexta-feira (20), a Plataforma de Democratização da Gestão Partidária, ferramenta pioneira que permitirá ao partido atualizar os dados cadastrais de seus integrantes, filiar cidadãos, armazenar e administrar informações e consultar com rapidez seus mais de 645 mil filiados sobre temas relevantes.
A nova ferramenta foi lançada em um bate-papo on line transmitido ao vivo na internet pela TV 40.  Socialistas de todo o país participaram enviando perguntas e comentários por um chat. As perguntas foram respondidas pelo presidente Carlos Siqueira e pela equipe que desenvolveu o sistema, Sinoel Batista, da Quanta Consultoria e Projetos, e Eduardo Assis, da Caiena Tecnologia e Design. O acesso é feito no site do partido, www.psb40.org.br, ou pelo link http://plataforma.psb40.org.br.
Até o próximo dia 20 de março a nova ferramenta será usada, principalmente, para o recadastramento nacional de filiados. Aqueles que não atualizarem seus dados cadastrais até esta data poderão ter suas atividades partidárias suspensas ou mesmo sua filiação cancelada, conforme resolução aprovada pelo Diretório Nacional.
Durante a presentação da ferramenta, que durou quase duas horas, o presidente nacional do PSB ressaltou a importância de que sejam fornecidos os dados completos de cada filiado, inclusive e-mail e, se possível, telefone celular, para que permita o uso de todas as funcionalidades de comunicação da plataforma. “É extremamente importante que tenhamos os endereços eletrônicos de todos os nossos filiados para que possamos dar a dinâmica necessária a todas as funcionalidades da plataforma”, destacou.
Carlos Siqueira afirmou que a implantação da nova plataforma pretende democratizar a estrutura e a gestão partidária e ampliar os canais de comunicação das direções (municipais, estaduais e nacional) com filiados e militantes.
“Esperamos que, através de consultas, pesquisas, enquetes, comunicações, postagens de textos, transmissão de reuniões, possamos tornar o partido mais democrático, dar oportunidade a todos os filiados de participar da gestão partidária e da condução política, especialmente no que diz respeito às questões mais estratégicas”, afirmou.
Uma das principais funcionalidades da plataforma é a que permite realizar com rapidez e praticidade consultas diretas e deliberativas aos filiados sobre temas estratégicos, como mudanças no sistema de governo, reforma da previdência, privatizações de empresas públicas, entre outros temas, destacou Siqueira. “Esta é uma forma de democratizar as decisões do partido sobre os temas mais diversos do cenário político nacional para que as instâncias partidárias estejam em sintonia com a militância”, ressaltou.
Para o presidente do PSB, com a implantação da plataforma pretende-se, de fato, introduzir no partido “a nossa reforma política”.  “É uma forma moderna de introduzir a nossa reforma política, porque o que a sociedade espera de fato é uma mudança de postura dos partidos e da forma de se fazer política. No mundo inteiro os países tomam decisões de cima para baixo, temos que admitir isso  e por essa razão devem envolver cada dia mais o conjunto dos seus filiados nestas decisões, para que se sintam participantes da instituição, sabendo que podem influenciar, criticar, sugerir soluções e opinar sobre as questões relevantes da condução partidária”, analisou.
A Plataforma de Gestão Partidária também permitirá a interação entre os filiados e desses com seus diretórios, obedecendo a organização da estrutura partidária. Por exemplo, o Diretório Nacional poderá enviar mensagens aos diretórios estaduais e municipais e aos filiados. Os diretórios estaduais, por sua vez, poderão se comunicar com os diretórios municipais e com os filiados e, por fim, os diretórios municipais interagirão com suas bases.
Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta, Sinoel Batista observou que não há hoje em funcionamento no país uma estrutura que aproxima as direções partidárias da sua base de militantes como a Plataforma de Democratização da Gestão Partidária lançada pelo PSB. “Hoje a estratégia de comunicação é feita por meio de cartas, ofícios, e-mails ou ligações telefônicas.  Se o presidente nacional deseja se comunicar com vereadores, por exemplo, não há um banco de dados que sistematize as informações e facilite essa comunicação. A plataforma permite essa interação na velocidade que a comunicação da atualidade exige”, destacou.
Eduardo Assis explicou que o recadastramento pode ser feito de duas formas: ou o administrador, que é o representante do diretório municipal, atualizará o cadastro, ou ele enviará um e-mail para o próprio filiado atualizar.  Para isso, o administrador deve encontrar o filiado no sistema por meio da ferramenta de busca. Feito isso, é só selecionar o nome desejado e enviar um e-mail com os dados.
Assis destacou ainda que plataforma terá dois perfis básicos de usuário: o filiado e o administrador.  O primeiro é o militante que poderá participar do ambiente virtual acessando informações, respondendo a perguntas e enquetes e enviando mensagens e textos. Já o administrador será o dirigente nacional, estadual ou municipal, que será responsável pela manutenção do sistema e do disparo das pesquisas.
Funcionalidades – A Plataforma de Democratização Partidária tem quatro funcionalidades principais. Uma delas é a ferramenta de Filiação Online, que permite ao interessado solicitar a sua filiação ao partido preenchendo um cadastro virtual.
Já a ferramenta PSB no Brasil armazena dados sobre filiados e possibilita a consulta de informações por diretórios, comissões, conselhos, bancadas, entre outros grupos.
A comunicação entre os socialistas é feita pela Ferramenta de Textos e Avisos, obedecendo a estrutura partidária, que permite o envio e a troca de informações, textos, avisos aos filiados e diretórios.
Com a Ferramenta de Pesquisas e Consultas, os diretórios Nacional, estaduais e municipais poderão realizar a qualquer tempo pesquisas e enquetes sobre temas estratégicos tanto no plano nacional como no local.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *