PSB reunirá mais de 850 pré-candidatos no seminário Cidades Inclusivas

Eleições – 28/04/2016

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) reúne, nos dias 5, 6 e 7 de maio, mais de 850 pré-candidatos a prefeito no seminário preparatório “Cidades Inclusivas”. Sob coordenação da Fundação João Mangabeira (FJM), o encontro tem o desafio de consolidar a marca de programas inovadores desenvolvidos em administrações socialistas e subsidiar os participantes com informações para campanha.

Nos três dias de curso, os pré-candidatos vão participar de cursos sobre novas regras eleitorais, o uso do marketing e redes sociais na campanha de curta duração, com orçamento baixo e restrições no uso de imagem. O evento – parte do programa “Agenda 40” – contará com troca de experiências, palestras e contribuições externas de especialistas. Todos os governadores do partido, deputados e senadores já confirmaram suas presenças.

A abertura do evento terá a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande. O vice-ministro de Infraestrutura e ministro dos Transportes da Itália, Riccardo Nencini, apresenta as perspectivas políticas do socialismo europeu e as boas práticas de planejamento e gestão em infraestrutura, mobilidade urbana nas pequenas, médias e grandes cidades italianas. Secretário Nacional do Partido Socialista Italiano (PSI), Nencini representa a nova geração de políticos progressistas italianos. Durante a noite haverá uma homenagem ao centenário de Miguel Arraes e apresentação cultural.

Compromisso com o futuro
No segundo dia, a programação começa com o lançamento do livro “Compromisso com o Futuro: organização de uma campanha socialista às eleições 2016”, do presidente da FJM e secretário-geral do PSB, Renato Casagrande. O documento aponta práticas modernas de administração pública, com objetivo de sanar dúvidas na concepção de um programa de governo.

No mesmo dia, o ex-ministro do STJ e do TSE Gilson Dipp comanda uma conferência sobre Direito Eleitoral, com a participação dos especialistas em direito eleitoral Gabriela Rollemberg e Rafael Carneiro. Mais tarde, o curso terá uma palestra sobre o papel das Redes Sociais nas eleições, com Leonardo Carraretto, especialista em Marketing Eleitoral nas redes sociais, e Kao Martins, jornalista, consultor, diretor em várias campanhas regionais pelo Brasil, especialista em marketing político.

A programação do dia 6 termina com uma mesa redonda sobre boas práticas de gestão socialista nos municípios brasileiros. Durante a noite, dentro do ciclo de homenagens aos 100 anos de Miguel Arraes, o neto e advogado Antônio Campos lança o livro “O Processo de Anistia Funcional de Miguel Arraes”. Importante registro documental da anistia funcional pelo Estado Brasileiro ao servidor Miguel Arraes, exilado do país por perseguição política.

Comportamento do eleitor
No sábado, às 9 horas, o vice-presidente nacional de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque, abre o dia com uma análise do partido e da conjuntura nacional. No painel “O que pensa e o que deseja o eleitor em 2016”, o presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, e o cientista político Alberto Almeida traçam o comportamento dos brasileiros que pode orientar o voto.

Inscrições
As inscrições presenciais são restritas aos pré-candidatos a prefeito do PSB. Os presidentes estaduais do partido encaminharam as listas completas e as confirmações foram homologadas. Porém todos os interessados em acompanhar e participar dos debates podem acompanhar a transmissão ao vivo do evento nos sites www.fjmangabeira.org.br ou www.psb40.org.br.

Confira a programação:

05 DE MAIO

14h00: Credenciamento dos participantes e entrega de materiais

19h00: Abertura Solene

Presidente da FJM –  Renato Casagrande

Presidente do PSB –  Carlos Siqueira

19h30: Homenagem Miguel Arraes 100 anos. Lançamento do Livro O Processo de Anistia Funcional de Miguel Arraes, de Antonio Campos

20h00: Apresentação Cultural

20h30 | 21h30: Conferência Magna – O Socialismo e as Cidades Inclusivas

Riccardo Nencine – Vice-Ministro de Infraestrutura e Transportes da Itália

Secretário Nacional do Partido Socialista Italiano

21h30: jantar 

06 DE MAIO

09h00:  PSB Agenda 40 – Organização de Candidaturas Democráticas e Socialistas às eleições municipais de 2016 com Lançamento do livro 

Renato Casagrande – Presidente da FJM

Secretário Geral do PSB

09h30 | 12h30: Conferência sobre a legislação eleitoral, Financiamento e Prestação de contas de campanhas

Gilson Dipp –  ex-Ministro do STJ e ex-Ministro substituto do TSE

Debatedores: Gabriela Rollemberg – Especialista em Direito eleitoral

12h30 | 14h00: Almoço

14h00 | 16h45: Conferência Marketing eleitoral e o papel das Redes Sociais na campanha 2016. 

Leonardo Carraretto – Especialista em Marketing Eleitoral nas redes sociais

Kao Martins – Especialista em Marketing político

16h45 |17h15: Coffe-break

17h15 | 20h00 – Mesa Redonda: Gestão Socialista nos Municípios

20h00 – Jantar

07 DE MAIO

09h00 |9h20:  O PSB e a conjuntura nacional

Beto Albuquerque – Vice-Presidente do PSB

9h20 | 12h30 –  Painel: “O que pensa e o que deseja o eleitor em 2016”

Renato Meirelles – Presidente do Instituto Data Popular

Alberto Almeida – Cientista Político

13h00: Encerramento das atividades e almoço

Assessoria de Comunicação/Fundação João Mangabeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *